terça-feira, 23 de agosto de 2011

ARQUIVO PESSOAL - SINTESE DO TEXTO: AS CONSEQUENCIAS DA MODERNIDADE

GIDDENS, Anthony. As dimensões institucionais da Modernidade, in:As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.


Para compreender a sintese do capitulo 2 intitulado: As dimensões institucionais da Modernidade contido no livro : As conseqüências da modernidade; faz necessário identificar o autor:

Anthony Giddens é um dos sociólogos mais profícuos da atualidade, quer seja pela qualidade e temática de sua obra, quer seja por suas convicções políticas. Nasceu no dia 18 de janeiro de 1938 em Londres. Sociólogo britânico, renomado por sua Teoria da estruturação.Do ponto de vista acadêmico, o seu interesse centra-se em reformular a teoria social e reexaminar a compreensão do desenvolvimento e da modernidade.

Foi Director da: London School of Economics and Political Science (LSE) entre 1997 e 2003. Anteriormente foi professor de Sociologia em Cambridge. Muitos livros foram publicados sobre este autor e a sua obra. Foram-lhe concedidos diversos títulos honoríficos. Foi co-fundador, em 1985, de uma editora de livros científicos, a Polity Press. Giddens trabalhou como assessor do ex-Primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Anthony Giddens situa o leitor na questão relacionada às instituições modernas se são capitalistas ou industriais? Partindo da definição e caracterização dos eixos citados o que conduz a um entendimento das dimensões institucionais da modernidade e da globalização.

O autor desenvolve uma incurssão para o esclarecimento do problema proposto identificando que a grande arma do capitalismo é a vigilância. Giddens se aventura em terreno pantanoso: o militarismo é quase sempre objeto de estudo de liberais, quase nunca de marxistas.

Metódico, o sociólogo inglês começa por desmontar as teorias sociais evolucionistas, que permeiam tanto os trabalhos de Marx como os do positivista Augusto Comte, demolindo a falácia eurocêntrica de que as sociedades ocidentais sejam o topo de uma escala darwiniana de desenvolvimento. Optando por uma visão descontinuísta da história - aqui refinando a visão marxista. E segue buscando nos primórdios do Estado absolutista a concentração de poder administrativo que permitiria o estabelecimento tanto do capitalismo como do industrialismo. Que possibilita a manipulação de informações de acordo com a ideologia da classe dominante, através da proposta curricular da escola e por seguinte estimulando a passividade dos aprendentes e perpetuando o sistema de classes vigentes.

Conceitua o capitalismo como “sistema de produção de mercadorias, centrado sobre a relação entre a propriedade privada do capital e o trabalho assalariado sem posse de propriedade”, e das características inerentes ao industrialismo com “uso de fontes inanimadas de energia material na produção de bens, combinado ao papel central da maquinaria no processo da produção capitalismo”.

Reconhece as sociedades capitalistas como subtipo das sociedades modernas tendo como características: competitividade, expansionismo, economia insulada, transformação do trabalho assalariado em mercadoria, autonomia do estado, controle por meio da violência
Identifica as quatro dimensões básicas da modernidade e sua inter-relações.

MODERNIDADE

Dimensões institucionais
Vigilância
Capitalismo Poder militar
Industrialismo

Segundo Giddens “ a globalização é a intensificação das relações sociais em escala mundial e que esse termo pode ser explicado pelas perscpectivas teoricas : literatura das relações internacionais e a teoria do sistema mundial.

Há uma interdependência cada vez maior entre o espaço global e o local. O global tem influência sobre as vidas individuais nos espaços locais; mas também as decisões dos indivíduos em seu cotidiano podem influenciar sobre os resultados globais. Esta inter-influência incide sobre as coletividades e grupos de todos os tipos, incluindo o Estado. Todos têm que levar em consideração essa realidade, o que pressupõe repensar os papéis, sua reorganização e reformulação. Portanto, a globalização amplia tanto as oportunidades quanto as incertezas e os perigos.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Giddens. Acesso 4/08/08



Nenhum comentário: