terça-feira, 9 de agosto de 2016

SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA - EJA - TEMA: PÁTRIA


 

Sugestão de atividades em sala de aula para - Ensino Fundamental II- EJA

 

LÍNGUA PORTUGUESA e IDENTIDADE E CULTURA

Ø  O que é Pátria?;

Ø  O que é ser patriota, hoje no Brasil?;

Ø  O que é ser Cidadão brasileiro?;

Ø  Cidadania- como colocá-la em prática?;

Ø  O que é ser cidadão brasileiro?;

Ø  O que é civismo?;

Ø  A importância do voto;

Ø  Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

 

Ø  Produção de poesias;

Ø  Coro falado;

Ø  Interpretação de músicas sobre o Brasil;

Ø  Interpretação de textos;

Ø  Palavras cruzadas;

Ø  Caça-palavras;

Ø  Exposição de textos e poemas;

 

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Ø  Os símbolos Nacionais;

Ø  Hino Nacional;

Ø  A tela que representa a Independência do Brasil;

Ø  Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasilllll), (Meu país de Zezé di Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

 

Ø  Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a partir de observação em Data show;

Ø  Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos ou em preto e branco) e exposição;

Ø  Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização, dança ou peça teatral;

Ø  Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil;

Ø  Ilustrar o Hino Nacional para exposição;

Ø  Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a pátria.

 


GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA    

 

O Estado brasileiro;

A vida do cidadão brasileiro do NORDESTE no século XIX;

Como vive a maioria dos Rondonienses, hoje no Brasil?;

Como vive a população brasileira habitante da Região Norte? (destaque de em aspectos ambientais e sócio-econômicos);

A importância da ocupação dos vales do Guaporé e Madeira para a definição do espaço geográfico do Brasil;

Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;

Doenças que mais afetaram o povo do vale do Guaporé e Madeira no início do povoamento dessas regiões;

Como as doenças que afetavam o colonizador dos vales do Guaporé e Madeira eram tratadas?;

O que aconteceu no dia 7 de setembro;

A figura de D. Pedro I;

O grito da Independência;

A vida no Brasil antes e depois da Independência;

A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);

Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;

Evolução do Eleitorado Brasileiro;

O Eleitorado nas Regiões na Última Década;

Crescimento do Número de Eleitores nos Estados;

Crescimento demográfico no Estado de Rondônia;

 

Sugestão de Atividades

Ø  Leitura de textos;

Ø  Pesquisa;

Ø  Montagem do mapa da Região Nordeste;

Ø  Montagem do mapa da Bahia e municípios, para exposição;

Ø  Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;

Ø  Trabalhar o mapa do Brasil;

Ø  Trabalhar as siglas dos estados brasileiros;

Ø  Montagem do Mapa do Brasil para exposição;

Ø  Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;

Ø  Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores do Brasil;

Ø  Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.

 

 

Outras Atividades:

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:

· Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;

· Exposição do projeto no blog da escola, juntamente fotografias dos trabalhos realizados.

Recursos Tecnológicos Utilizados:

· Computadores;

· Projetor Multimídia;

· Câmera Digital;

· Rádio;

 

Estratégias utilizadas:

 

· Vídeo

· Músicas

· Pesquisa

· Discussão

· Leitura de texto.

· Trabalho de Grupos

· Produção de textos

· Produção de Mural

· Apresentação das Ações

 

Recursos Humanos:

· Todos os professores;

· Todas as turmas do Ensino Fundamental.

· Todas as turmas de EJA

 

Nenhum comentário: