por Tiago
Cordeiro e Tiago Jokura | Edição 95
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-a-capoeira
A luta 100% brasileira foi criada
no século 17 por escravos africanos da etnia banto. Por causa da origem, ficou
proibida oficialmente até 1937, embora nunca tenha deixado de ser praticada.
Nos anos 30, o baiano Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, tirou os
capoeiristas do chão, quebrou o gingado e incorporou golpes de outras lutas.
Sua criação, a capoeira regional, se diferencia até hoje da capoeira angola,
mais tradicional e difundida a partir da década de 1910 pelo baiano Vicente
Ferreira, o mestre Pastinha. No século 20, a capoeira virou esporte, com
direito a confederação nacional. Existem até torneios em que capoeiristas
encaram lutadores de outras especialidades. "Nesses torneios, já vi muitos
saindo carregados de maca", diz Eliane Dantas dos Anjos, autora de um
estudo sobre a origem do nome dos principais golpes.
Jogo de pernas
A capoeira é praticada por 6 milhões de
brasileiros. No mundo, são 8 milhões de capoeiristas espalhados por mais de 160
países
UNIFORME
Na capoeira regional, a roupa é sempre branca, com
calças largas e camiseta - capoeirista descamisado é só para turista ver.
Cordas coloridas, amarradas na cintura, indicariam o nível do jogador - a
Confederação Brasileira já tentou padronizar uma escala que vai do verde ao
branco, mas nem todo mundo concorda
MESTRE BIMBA
Capitão de navegação, com 1,93 m de altura e 89 kg,
Manuel dos Reis Machado (1899-1974) inventou e popularizou a capoeira regional
com golpes como o dobrado - ilustrado aqui. Bom de briga, incorporou elementos
do jiu-jítsu, da luta livre, do savate (de origem francesa) e até do batuque -
técnica já extinta
• A capoeira angola é jogada no chão porque os
escravos praticavam dentro das senzalas, abaixo do parapeito da janela
• Há cem anos, além de comandar o ritmo, o berimbau
servia para bater no capoeirista que não seguisse as regras da luta
• Uma das primeiras mulheres capoeiristas, ainda
nos anos 30, foi Maria Doze Homens. Depois vieram outras com apelidos curiosos:
Nega Didi, Satanás e Calça Rala
NO ATAQUE
Saltos e chutes podem ser acrobáticos e mortais
Martelo
Este é um dos golpes mais usados na capoeira. Uma
variação do movimento, o martelo-de-chão, é mais rente ao solo
Rabo-de-arraia
Na regional, é um salto mortal para a frente, usado
para acertar dois chutes em sequência, com o calcanhar, na cabeça do oponente
Meia-lua de compassoO capoeirista apoia as mãos no
chão e gira para acertar o adversário com o calcanhar. Um dos golpes mais
precisos do famoso Madame Satã
NA DEFESA
Uso das mãos é fundamental para esquivas e
contra-ataques
Cocorinha
Movimento simples para evitar golpes a meia altura.
O capoeirista apoia a mão no chão para preparar um chute de revide
Aú
Serve para escapar preparando um contragolpe, mas
com risco de tomar uma cabeçada. Mestre Pastinha dominava a técnica
Negativa
Golpe clássico do mestre Besouro - aquele que virou
filme. O jogador se esquiva do golpe alto e dá uma rasteira no pé de apoio do
adversário
ARENA
A roda, com capoeiristas dispostos em círculo, é o
palco da luta
Círculo fechado
Mestres e outros discípulos, sem posições fixas,
rodeiam os jogadores. Na capoeira angola, em geral, todo mundo fica sentado. Na
regional, todos ficam em pé e batendo palmas
Banda
Na única arte marcial com trilha sonora, o ritmo da
luta é ditado pelo berimbau - em geral são três, de sonoridades diferentes.
Normalmente, eles são acompanhados por uma verdadeira banda: dois pandeiros, um
atabaque, um agogô e um recorreco
Como acontece
Os capoeiristas se cumprimentam agachados e iniciam
o jogo ao pé do berimbau. Não há pontuação nem tempo determinado para a luta
acabar - algumas duram até meia hora. Quando um jogador parece cansado, alguém
da roda "compra o jogo" e entra em seu lugar, cumprimentando-o
• A letra das canções pode ser cantada ou declamada
de improviso - costume inventado na Bahia por mestre Waldemar
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