terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cultura Indígena: Conhecendo,nossas raízes – Tribo Kiriri.




Jose Edivânio Da Silva Santana
COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EJA/TOPA
IDEALIZAÇÃO

Jose Edivânio Da Silva Santana
Kelly Chrystine Guedes Levy
ELABORAÇÃO




PUBLICO ALVO: Educandos da modalidade EJA das unidades escolares municipais do Ensino Fundamental 2.

ESCOLAS ENVOLVIDAS NA AÇÃO:

·         CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA MARIA FERREIRA DA SILVA

DIRETOR: MARCOS JOSÉ BITTENCURT DE MACEDO
VICE-DIRETORA (NOTURNO) : ROSEMERE MENDES EVANGELISTA
PROFESSORES:
Carlos Augusto Dos Santos
Flavio Costa Da Cruz
Lucivânia Olive4ira dos Santos
Maria De Fátima Nunes De Nascimento
Maria Lucia Alves Pereira          
Monaliza de Freitas Rios
Robélia Aragão da Costa
Sideilda Almeida Santos
Silvia Bonfim da Silva        
                                                                                                                             
·         ESCOLA MUNICIPAL DULCIDETE MENDES

DIRETORA: FRANCIGELMA MARIA BATISTA LOPES
PROFESSORES
Ana Cristina Dantas Bacelar
Ana Lúcia do Nascimento
Edna Soares Oliveira de Jesus
João Alberto Pereira da Silva
Maria Nicelma Leite da Silva Almeida

·         ESCOLA MUNICIPAL PADRE OTAVIO GONÇALVES DA SILVA

DIRETORA: LEYLA DAYANE DE SOUZA COSTA
           COORDENADORA: DORALICE DA CRUZ ARAÚJO
PROFESSORES
Antônio Luis Da Cruz Santana
Dulcinea Santana Da Cruz
Flávia Da Silva Augusto
Gildazio Marques De Vasconcelos
José Adailton Saldanha Borges
José Raimundo Da Silva
Josinete Xavier Da Costa
Mariete Pereira Dos Santos
Ronivaldo Da Paixão Saldanha Borges
                        Sueli Ferreira De Almeida


TEMA: O INDIO E SEUS COSTUMES





JUSTIFICATIVA


Este projeto intitulado Cultura Indígena: Conhecendo, nossas raízes Kiriris, será abordado para atender a duas demandas: a lei 11.645 que acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares e para conhecer mais a história do município de Nova Soure, logo, que o mesmo tem sua herança nas aldeias Quiriris que estas terras já ocupavam.
Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. Na atualidade não temos registros de índios no município, só encontramos alguns Kiriris no município de Banzae.
Kiriri é um vocábulo tupi que significa povo "calado", "taciturno". Essa designação teria sido atribuída pelos Tupi da costa, aos índios habitantes do sertão. O povo kiriri constitui hoje um grande exemplo de luta para outros povos indígenas localizados na região Nordeste do país. No espaço de quinze anos, eles se estruturaram politicamente e promoveram, em fins dos anos noventa do século passado, a extrusão de cerca de 1.200 não-índios incidentes na Terra Indígena Kiriri, homologada desde 1990.
A Terra Indígena Kiriri localiza-se no norte do estado da Bahia, nos municípios de Banzaê (95%) e Quijingue (5%), em uma região de clima semiárido, faixa de transição entre o agreste e a caatinga ("boca de caatinga").
Os núcleos tradicionais de ocupação kiriri - Sacão, Baixa da Cangalha, Cantagalo, Lagoa Grande, Cacimba Seca - foram substituídos pelos povoados antes ocupados por regionais: Mirandela, Gado Velhaco, Marcação, Araçá, Pau Ferro, Segredo, Baixa do Camamu, Baixa da Cangalha ("Biombo"). Apesar serem hoje poucos no país, os indígenas influenciaram muito a cultura de todos os brasileiros.
Com intuito que os estudantes conheçam a herança da cultura dos índios Kiriris, com valorização de seus hábitos, costumes, crenças, vocabulário, técnicas, alimentação etc, é que se faz necessário este projeto que além de reconhecer a história desses sobreviventes da tribo, que um dia foi o berço inicial da civilização do município de Nova Soure, os professores das unidades pedagógicas municipais da modalidade EJA do Ensino Fundamental II constataram a necessidade dos educandos aprofundarem os estudos para preservar a história indígena e manter viva parte da história de um povo que não tem mais em Nova Soure e que descobrirem que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes.
Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos educandos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do município de Nova Soure a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.

OBJETIVOS


      Objetivo Geral



ü  Proporcionar aos alunos da modalidade Educação Jovens e Adultos oportunidade de conhecer a herança cultural deixada pelos indígenas compreendendo a presença da mesma no nosso dia a dia, enfatizando a importância de respeitar e admirar as culturas diferentes das suas. 


Objetivos Específicos


ü  Pesquisar sobre a influência indígena em nossa cultura.
ü  Analisar a atual situação indígena e questionar se a mesma pode ser mudada e de que forma.
ü  Conhecer a história dos índios Kiriris;
ü  Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
ü  Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
ü  Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;


Temas transversais envolvidos:

ü  Sociedade;
ü  Cidadania;
ü  Respeito;
ü  Cultura.


ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA


ü O povo indígena e sua cultura
ü Heranças que os indígenas nos deixaram
ü As culturas indígenas e a sociedade contemporânea.
METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido através de pesquisas, debates, confecção de murais e maquetes, exposição dos itens pesquisados, visita de campo aos locais das aldeias indígenas, entrevista entre outros. Além disso, serão desenvolvidas várias atividades: músicas, leitura de textos informativos sobre o tema, filmes, pesquisa de dados sobre os índios na Bahia e apresentação dos trabalhos produzidos pelos os alunos.

a.    Culminância

Aula passeio com os alunos da EJA para o Povoado de Mirandela, no município de Banzaê - Bahia
Tempo previsto: 8h

PROGRAMAÇÃO

MATUTINO

9h as 10h – ESCOLA ESTADUAL INDIGENA INDIO FELIZ
                      Relatos da história e de convivência dos índios.
10h as 11h45min – ESCOLA ESTADUAL INDIGENA FLORENTINO
                   Apresentação de material e projetos da cultura indígena produzidos pelos alunos da aldeia
12h ALMOÇO


VESPERTINO

13h as 16h – ESCOLA ESTADUAL INDIGENA JOSÉ ZACARIAS
ALDEIA KIRIRI – MIRANDELA
·         Apresentação de dança do Toré - alunos indígenas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
·         Dramatização da história dos Kiriris, lutas e resistências;
·         Conversa com cacique;
·         Exposição do artesanato da cultura indígena;

AVALIAÇÃO

Cada Professor fará a avaliação de seus alunos de forma contínua, através de observação diária, durante a realização das atividades propostas e por meio da aula passeio

REFERÊNCIAS

https://pib.socioambiental.org/pt/povo/kiriri/705

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