terça-feira, 25 de outubro de 2016

ELEIÇÕES E CIDADANIA - EXEMPLO DO QUE TRABALHAR NO ENSINO FUNDAMENTAL- SÉRIES FINAIS






                                   



Cada desafio enfrentado, cada passo
dado, cada decisão tomada, cada ação
desenvolvida. É no dia a dia que a
gente faz a História. Nosso desafio é
construir a história do nosso município.
Esse papel é de cada um de nós, vamos à luta.



INTRODUÇÃO


Estamos em ano de eleições… Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? Será que também estão preocupados com os problemas do seu município? Da sua escola? Do seu bairro?

Sendo este o ano de realização das Eleições trabalharemos com este Projeto, de forma interdisciplinar, utilizando as eleições como motivação, onde os alunos terão acesso às informações de diversos aspectos políticos, sociais, culturais e éticos, que fazem parte desse evento que são veiculadas nos diversos meios de comunicação, principalmente em jornais impressos.

Em outubro próximo o Brasil enfrentará mais um processo eleitoral, consolidando os ideais democráticos em nosso país. Muitos intelectuais afirmam que uma nação forte e justa somente poderá ser construída através desta perspectiva ideológica. Porém, estes tais ideais na prática ainda são uma utopia, pois grande parte dos eleitores brasileiros sequer sabem a função exata de um prefeito e vereador.

Dentro desta perspectiva, é fundamental a importância da escola, até porque é neste espaço que a utopia democrática pode ser estudada e compreendida, para que enfim possamos viver numa democracia real, não imaginária







ELEIÇÃO
Disciplinas: Português e Inglês
Público alvo: 8º e 9º ano

METODOLOGIA

PESQUISA

BRASIL
ESTADOS UNIDOS
GRUPO 1
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
GRUPO 1
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
O que é Democracia?
O que é República?
Qual o significado de fraude, voto eletrônico, convenção, comício, assembleia, urna, voto e título de eleitor?
O que é Democracia ?
O que é República?
Qual o significado de fraude, voto eletrônico, convenção, comício, assembleia, urna, voto e título de eleitor?
GRUPO 2
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
GRUPO 2
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
De quanto em quanto tempo há eleições?
Quando acontecerá as Eleições de 2016?
O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre as Eleições?
Quais os cargos serão disputados nas Eleições em 2016?
Quais os principais partidos políticos que existem em nosso país?

De quanto em quanto tempo há eleições?
Quando acontecerá as Eleições de 2016?
O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre as Eleições dos Estados Unidos?
Quais os cargos serão disputados nas Eleições em 2016?
Quais os principais partidos políticos que existem em nosso país?
Os eleitores necessitam justificar o voto? Por que?
O que é green card?
O brasileiro que tiver green card, ele vota tanto nas eleições brasileiras como nas eleições americanas?
GRUPO 3
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
GRUPO 3
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
O que são direitos e deveres dos eleitores?
Como justificar o voto? Morando no Brasil e morando no exterior?
Qual a diferença entre voto em branco e votos nulos?
Quais são as propostas dos principais candidatos à Prefeito e vereador?

Como são os direitos e deveres dos eleitores?
Como justificar o voto? Morando no Brasil e morando no exterior?
Existe voto em branco e votos nulos?
Quais são as propostas dos principais candidatos à Presidente do Estados Unidos?
Como um brasileiro morador dos EUA, pode votar na eleição do Brasil?

GRUPO 4
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
GRUPO 4
Pergunta chave para todos os grupos
O que vocês sabem sobre as Eleições?
Existe limite em dinheiro para se investir na eleição de 2016?
Como ocorre a prestação corrupção?
Existe limite em dinheiro para se investir na eleição de 2016?
Como ocorre a prestação corrupção?

Grupo 1
 
As equipes estão formadas os grupos que trabalharem com eleição no Brasil, não trabalharão com eleição nos Estados Unidos



http://www.empreendedoresweb.com.br/wp-content/uploads/2015/09/como-abrir-uma-empresa-nos-estados-unidos.jpghttp://www.trilhaseaventuras.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Mapa-do-Brasil.png





Juntos irão fazer um quadro comparativo que mostre a diferença existe, nos pontos pesquisados entre os dois países


http://www.trilhaseaventuras.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Mapa-do-Brasil.pnghttp://www.empreendedoresweb.com.br/wp-content/uploads/2015/09/como-abrir-uma-empresa-nos-estados-unidos.jpg
Grupo 2
 
 






Juntos irão fazer um quadro comparativo que mostre a diferença existe, nos pontos pesquisados entre os dois países


http://www.empreendedoresweb.com.br/wp-content/uploads/2015/09/como-abrir-uma-empresa-nos-estados-unidos.jpghttp://www.trilhaseaventuras.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Mapa-do-Brasil.png
Grupo 3
 
 






Juntos irão fazer um quadro comparativo que mostre a diferença existe, nos pontos pesquisados entre os dois países


APÓS DEVERÁ SER FEITO UM APANHADO
Principais desejos da população ( No máximo 10 para cada segmento)

·         Na Educação
·         Na Saúde
·         Na infraestrutura da cidade
Elaborar uma carta tirar xerox e enviar para os candidatos a prefeito do município os anseios da população em relação aos tópicos abordados.

Produto Final, a partir das ações anteriores:
  • Produção de textos,
Gênero Textual:
·         Notícias a partir dos conhecimentos adquiridos.
·         Carta para candidatos com as propostas da população
  • Confecção do Jornal de Notícias das Eleições ou Jornal de Mural das Eleições.
  • Mural comparativo entre as eleições entre o Brasil e o Estados Unidos.







DISCIPLINAS
PROPOSTA DE ATIVIDADES
PORTUGUÊS
§     PARTICIPAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR
§     Interpretação e produção: 10 práticas de corrupção no dia a dia do cidadão
§     Leitura e escrita informal;
§     Elaboração de discursos orais e escritos;
§     Produção de textos;
§     Tirinhas e quadrinhos alusivos ao tema.
MATEMÁTICA
§     A estatística dos acidentes E NAS ELEIÇÕES
§     A estatística nas eleições
§     Número de candidatos
§     Número de eleitores e de vagas;
§     Horários dos programas eleitorais; datas e horários das eleições;
§     Gráficos e planilhas dos resultados das pesquisas do IBOPE, DATAFOLHA, SENSUS E FOX POPULI refernte à candidatos da Eleição 2010.
§     Tabela dos resultados da turma, na votação da classe.
§     Problemas e situações problemas pertinentes ao tema

HISTORIA


Intervenção I - Sistematização do Conhecimento
·                    Conversa informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão, rádio e jornais sobre as Eleições para recolher os conhecimentos prévios. Isto será dividido em algumas etapas, logo no início da aula.
·                    Fazer questionamentos:
De quanto em quanto tempo há eleições?
Quando acontecerá as Eleições de 2010?
O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre as Eleições?
O que vocês sabem sobre as Eleições?
Quais os cargos serão disputados nas Eleições em 2010?
Quais os principais partidos políticos que existem em nosso país?
O que é Democracia ?
O que é República?
O que é impeachment?
Qual o significado de fraude, voto eletrônico, convenção, comício, assembleia, urna, voto e título de eleitor?
O que são direitos e deveres dos eleitores?
Qual a diferença entre voto em branco e votos nulos?


DISCIPLINAS
PROPOSTA DE ATIVIDADES

HISTÓRIA
Eleições no Brasil: A história do voto no Brasil
Funções de prefeitos e vereadores
Corrupção, Como acontece e o que podemos fazer para evita-la
Corrupção na política e no cotidiano
Impeachment ou Cassação

Nenhum comentário: