terça-feira, 25 de outubro de 2016

Tempos de paz



ESCOLA:                                                            DATA:
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NOME:

   Que fazer quando as necessidades ou desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
   Pode haver discussões, palavras irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
   Isso pode durar muito tempo ou pouco tempo. Até um dos lados ganhar.  Até conseguir o que quer ou precisa e o outro lado desistir.
   Mas pode acontecer algo completamente diferente. Um outro tipo de discussão em que ambos os lados explicam o que querem ou precisam e por que razão… Em que um escuta o que o outro tem a dizer. Em que trabalham juntos na solução do problema, de modo que ambos os lados possam ter aquilo que querem ou precisam – pelo menos em parte…
   Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos lados está sendo injusto ou infringindo as regras do debate.
   Podem sugerir maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interrompa.
   E às vezes, entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho. Diferente do que a princípio se queria ou precisava. Mas bom para ambos os lados.
   O terceiro caminho talvez até seja melhor para todos! E o conflito pode ser o começo de algo novo, bom.
Katherine Scholes

Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:

2) Quantos parágrafos há no texto?
R.:

3) Quem é o autor do texto?
R.:

4) Qual é o tema do texto?
R.:

5) Quantas frases contém este texto?
R.:

6) O que pode levar a guerra?
R.:

7) De que maneira, segundo o texto, pode-se chegar à paz?
R.:

8) Observe a frase abaixo retirada do texto e responda:
“Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.”
A) Pinte o verbo da frase, depois escreva-a abaixo.
R.:
B) Qual é o sujeito da frase?
R.:
C) Sublinhe o predicado.
R.:

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